Torne-se Um Membro

Torne-se Um Membro
Faça Parte da Nossa Comunidade

Unidos Por Um Ideal

Unidos Por Um Ideal
Conheça Nossos Projetos Sociais

Proteste Já!

Proteste Já!
O que há de errado?! Denuncie!

Nossas Metas

Nossas Metas
Saiba quais os objetivos do movimento

Audiência Pública sobre Verticalização da Lagoa Central

terça-feira, 1 de junho de 2010





Prezados amigos,

Segue abaixo o convite para a Audiência Pública sobre a verticalização da Lagoa Central em Lagoa Santa.

Acho que é importante a participação de todos do Vetor Norte Metropolitano. Este é um caso representativo do que está acontecendo em toda a região. O desenvolvimento chegou repetindo o mesmo modelo ocupacional, sem planejamento, que fez de Belo Horizonte um lugar com as margens de rios e encostas íngrimes ocupadas indevidamente, com altíssima taxa de impermeabilização do solo, com trânsito caótico sem grandes avenidas de escoamento do tráfego, com alto índices de poluição sonora e do ar, com aumento da temperatura e rios transformados em esgotos a céu aberto. O resultado todos conhecem: enchetes, deslizamentos, horas perdidas para o deslocamento, doenças respiratórias e perda da qualidade de vida, da biodiversidade e com os córregos sendo tranformados em áreas proritárias para o tráfego nas famigeradas avenidas pseudo sanitárias.

Não é só hotel que Lagoa Santa receberá.
 A explosão de empreendimentos já está desenhada nas escola do Centro de Capacitação da Aeronáutica que colacará na cidade pelo menos 2 mil pessoas/mês, na escola de medicina com mais de 5 mil alunos, nas escolas de tecnologia e aeroespacial. E o aeroporto  entrará em obras para 13 milhões de passageiros/ano até 2014.

Aí surge a pergunta: vocês participaram deste planejamento? A cidade está preparada? Sabe qual é o melhor local para estes empreendimentos, tem infra-estrutura para gestão do lixo, fornecimento de água, luz, saúde, escolas, telefonia, internet, tratamento de esgotos e etc.? Tem vias de acesso (ruas e avenidas) e transporte de qualidade para este crescimento populacional? Os córregos Bebedouro (na sua bacia está a lagoa) e Jaque tem um Plano Diretor de Bacia para que ele existam daqui a trinta anos mantendo a qualidade e quantidade de suas águas - o córrego do Bebedouro será um parque linear com valoração da agua e espaço de lazer ou será enterrado com nome de boulevard? A lagoa receberá algum projeto de revitalização e interrupção do assoreamento ou será que só restará um espelho d'água morto?Haverá capacitação para a população local para que ela seja parte integrante dos empregos gerados ou sobrará só o sub-emprego?

Esta é a oportunidade de defedermos as revisões dos Planos Diretores municipais em consonância com a nova realidade do aeroporto indústria, do Centro Administrativo do Estado, da linha verde  e de outros grandes empreendimentos que virão. Lembrem-se  que o rodoanel está por vir mudando toda a geopolítica regional.  Os planos diretores devem também estar em afinados com o Plano Metropolitano que está em elaboração. Só teremos a cidade que queremos se houver participação polular.

Defendemos o desenvolvimento realizado de forma integrada, ambientalmente sustentável, socialmente justo. E isto só acontecerá se houver amplo debate com todos os segmentos da populção: sociedade civil, empresas e poder público. O interesse é para o bem de todos, independente de ideologias, sexo, idade ou religião.

A verticalização é um problema ou solução para que a cidade não se espanda sobre o que ainda resta de verde e fazendas produtivas transformando tudo em uma massa de concreto e caos? Onde é o lugar reservado para áreas industrias, moradias comércio e tantas outras funções urbanas. Só com sua participação as respostas serão encontradas de forma pelo menos adequadas.

A hora é de participação: dia 2 de junho às 9 horas audiencia na ALMG;
Dia 10 de junho - Oficina do Plano Diretor Metropolitano dos municípios da região do Vetor Norte que acontecerá aí em lagoa Santa às 18 horas. (enviarei o convite com o local em breve)

VAMOS PARTICIPAR E COLOCAR NOSSOS ANSEIOS E PENSAMENTO EM DEBATE POR UMA CIDADE MELHOR PARA SE VIVER.



Procópio de Castro
Mobilizador do Projeto Manuelzão
Presidente do SCBH Rib. Mata

0 comentários:

Postar um comentário